É muito comum utilizarmos funções de soma para calcular resultados de uma tabela, como o total de produtos, a quantidade expedida, o valor total vendido, entre outros. No entanto, você conhece as três principais operações de soma? Vamos agora entender como utilizar essas funções.
Soma:
A função Soma é bem simples de usar; sua sintaxe é : =SOMA(NÚM;[NÚM2]..)
- NÚM : È o número a ser somado, separe com ponto e virgula para trazer somas de resultados especificos ou use dois pontos para somar intervalos de celulas.
Além da função, podemos usar o atalho no teclado. Basta selecionar a coluna a ser somada e pressionar Alt junto com a tecla + = do teclado, ou clique no botão de Autosoma localizado na página inicial.
Somase:
A função somase é muito importante, pois com ela podemos adicionar condição em nossas somas, veja a sintaxe da função e, em seguida, o exemplo de como utiliza-la:=SOMASE(intervalo;critério;[intervalo de soma]);
- Intervalo: È o intervalor que cotém o critério a ser utilizado.
- Critério: È o critério que você procura somar.
- Intervalor de soma: È o intervalo que cotém o registro a ser somado.
Vamos abordar o seguinte problema: suponhamos que precisamos calcular a soma dos valores para o carro VOLVO XC40. Primeiro, selecionaremos o intervalo a ser avaliado, que é A2:A7. Em seguida, aplicaremos o critério. Entre as aspas, colocaremos o nome do carro para o qual desejamos efetuar a soma, ou seja, “VOLVO XC40”. Por último, indicaremos o intervalo dos valores a serem somados, que é C2:C7. A fórmula resultante ficará assim:=SOMASE(A2:A7;"VOLVO XC40";C2:C7)
Somases:
A função SOMASES é bastante similar à função SOMASE, a diferença é que com ela temos a capacidade de aplicar múltiplos critérios de soma.
A função SOMASES possui a seguinte sintaxe:=SOMASES(intervalo_soma;intervalo_critério1;critério1;...)
- Intervalo soma: Este é o conjunto de valores a serem somados com base nos critérios estabelecidos.
- Intervalo critério: Trata-se da coluna que contém os critérios a serem avaliados.
- Critério: Refere-se ao critério pelo qual você deseja obter o resultado desejado.
Vamos considerar o seguinte cenário: suponhamos que precisamos calcular a soma dos valores dos carros que sejam BMW X5, de cor azul e com um preço superior a R$200 mil.
Ao inserir critérios nas células, obteremos um resultado dinâmico. Isso significa que, ao modificar qualquer um dos valores entre as células E2 e E4, obteremos resultados distintos, tudo isso sem a necessidade de realizar alterações na fórmula.
Atenção!! Para inserir critérios do tipo “maior que”, “menor que”, “diferente” entre outros, é necessário usar aspas duplas.
Exemplo:
“200000” |
“Azul” |
“295000” |
“=”&B7 |
🙌 Agradecemos por nos visitar! Esperamos que tenha aproveitado para entender melhor como funcionam as funções de soma. 🧮💡 Não deixe de explorar mais conteúdo em nosso blog! 📚🔍
veja também:
Compartilha conteúdo